Copa do Mundo Estácio

Sobre mim

Minha foto
Professor da Graduação e Pós-Graduação do Centro Universitário Estácio do Ceará, mestre em Direito Constitucional e especialista em Direito do Trabalho. Membro do Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito.

Arquivo do blog

quarta-feira, 18 de março de 2015

Mensagem da Diretoria Acadêmica - Avaliando o Aprendizado

Prezados Professores,

No ano passado, graças ao grande número de questões inseridas por diversos docentes em nosso Banco de Questões (BDQ), reforçamos a utilização dessa ferramenta de avaliação como recurso pedagógico: o Avaliando o Aprendizado. Em 2014.2, 48 mil dos nossos alunos, em 903 disciplinas, realizaram 24 mil simulados para AV1 e 124 mil para AV2. Um ótimo começo!

O Avaliando o Aprendizado incorpora o conceito pedagógico já consolidado de que as avaliações não precisam se limitar a testar o conhecimento do aluno, podendo também criar circunstâncias auxiliares na construção e verificação de seus conhecimentos e na identificação de suas fragilidades.

O sucesso desta iniciativa levou a Estácio a ampliar sua realização em 2015. Além dos simulados passarem a valer pontos extras na AV3, no lugar de dois ciclos semestrais do Avaliando o Aprendizado, teremos quatro ciclos, de março a junho:

Mês e Período de disponibilidade no sistema:
MARÇO de 23 a 30
ABRIL de 13 a 20*
MAIO de 18 a 25*
JUNHO de 08 a 15
*
*datas sujeitas à modificação

O Avaliando o Aprendizado é online e poderá ser acessado pelo aluno, com login e senha do SIA por meio do link http://simulado.estacio.br/alunos/ a qualquer hora, de qualquer computador. São cinco (5) questões a cada ciclo, geradas aleatoriamente, a partir dos conteúdos das aulas já ministradas, valendo um décimo (0,1) cada acerto. O somatório dos pontos, ao longo do semestre, valerá até dois (2) pontos extras na AV3, cujo o valor máximo é de até 10 pontos. 

A pontuação adicional é importante para estimular os alunos a participarem, porém, muito mais relevante é a possibilidade real de reforço do conteúdo, pois cada aluno recebe retorno imediato de seu aproveitamento e pode aprender com seus erros e acertos.

O Avaliando o Aprendizado é importante ferramenta que nos permitirá atuar, no mínimo, em cinco frentes: 1) promover a cultura de autoavaliação; 2) fazer com que nosso aluno estude mais e possa gerenciar melhor sua evolução cognitiva; 3) antecipar e gerenciar fragilidades e potencialidades das turmas (para além dos momentos das avaliações AV1, AV2 e AV3); 4) calibrar nosso BDQ, a partir de relatórios de acertos e erros das questões, o que nos permitirá atuar de forma mais focada nos extremos de acerto e erro; 5) fortalecer a importância da AV3, como mais uma oportunidade de melhorar seu desempenho acadêmico.

Todos nós, professores da Estácio, somos responsáveis pela concepção e execução de estratégias que melhorem o desempenho de nossos estudantes, objetivando a qualidade do ensino e a oferta de oportunidades que aprimorem o desempenho discente. 

Além de estimular seus alunos a participarem ativamente do Avaliando o Aprendizado, você poderá acompanhar os resultados por meio dos relatórios que serão disponibilizados em breve para todos os docentes. Seu apoio é fundamental!

Começamos bem e, em 2015, vamos fazer ainda melhor!
Um grande abraço!

Diretoria Acadêmica

8 comentários:

Unknown disse...

Tenho q tirar no mínimo 4 na av3 para q se some os 2 pontos extras ou se por exemplo...

2 na prova + 2 de PE=4 ?

Unknown disse...

Tirei 5,0 na AV1 e 6,5 na AV2 e tenho 0,5 pontos do avaliando o aprendizado (PE). Terei que fazer a AV3 ou já tenho o somatório de 12,0 pontos?
AV1 + AV2 + PE

Anônimo disse...

Os pontos que foram acumulados no Avaliando o Aprendizado só valem para quem presta a prova de Av3, ou seja, se o aluno tirou nota 5 na Av3 e tem 1 ponto conquistado no Avaliando o aprendizado,então este terá sido aprovado pois 5 pontos (av3) + 1 ponto (avaliando aprendizado) = Nota 6.

No caso mencionado acima, se o aluno tira nota 5,0 na AV1 e 6,5 na AV2, estará reprovado e terá que fazer AV3 "voluntariamente", caso contrário terá que repetir a matéria por reprovação, pois o "PE" só vale para a AV3. Espero ter ajudado - Ramon Vales - Faculdade Estacio Macapá

Unknown disse...

A nota que o professor posta na av3 ja vem somado automaticamente junto com a p.e ?

Adriana falcão disse...

No caso não posso tirar menos que 4? Por exemplo: tirei 8 na av1 e na av2 zerei, se tirar 3 na av3 com os 2 pontos extra eu passarei?

Unknown disse...

Esses pontos extras só são computados caso a pessoa precise? Ou você tira 6 na Av3 e tem 1,5 de pontos extras,esses pontos são computados mesmo sem você precisar?

Unknown disse...

A av3 já vem os pontos do avaliando?

Unknown disse...

A