Copa do Mundo Estácio

Sobre mim

Minha foto
Professor da Graduação e Pós-Graduação do Centro Universitário Estácio do Ceará, mestre em Direito Constitucional e especialista em Direito do Trabalho. Membro do Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito.

Arquivo do blog

domingo, 8 de março de 2015

9th International Technology, Education and Development Conference (INTED) -2015



Queridos(as) amigos(as),

Primeiramente minhas sinceras desculpas por não atualizar o blog durante esta semana passada, conforme prometido. O fato é que não é fácil fazê-lo quando se tem apenas um tablet em mãos, estando em um país estrangeiro, à espera de um sinal de wi fi . O aplicativo do blogger não é bom para o sistema Android e a própria digitação se torna difícil na tela do aparelho.

A viagem a Madrid foi extraordinária em termos de ensino e aprendizado. Além do natural aprendizado que surge da visita a museus e pontos de valor histórico-cultural, refiro-me especificamente à "9th International Technology, Education and Development Conference" da qual participamos na qualidade de palestrante de um artigo científico intitulado de "Estacio World Cup: a brief analysis of a pedagogical practice in the legal education using Web 2.0 interfaces." O evento ocorreu nos salões de convenções do Hotel Melia Castilha em Madrid, entre os dias 2 e 4 de março.

O congresso é um dos maiores do mundo na área de educação. Tivemos cerca de 700 delegados de 80 países, cobrindo todos os cinco continentes. A delegação brasileira contou com cerca de 7 participantes. Um da região Nordeste, um da região Norte, dois da região Sul e três da região Sudeste. Do professor de matemática nepalês à doutora em psicologia russa, passando pelo chefe de desenvolvimento de softwares em sistemas educacionais espanhol, é incrível o intercâmbio em termos de transmissão e recepção de conhecimentos e experiências educacionais. Visite o site: inted2015.org

No dia 2 de março pela manhã tivemos a abertura do evento. A palestra inaugural contou com a presença do Dr. Steve Wheeler, da Plymouth University-UK  e do Dr. Charles Leadbeater, renomado consultor na área de inovação e tecnologia aplicada à educação também do Reino Unido.

Mr. Leadbeater palestrou que precisamos aprender a fazer a diferença pois vivemos um grande desafio na atualidade. Este desafio se dá pelo embate entre "restrições apertadas" (tight constraints) X "crescentes aspirações" (rising aspirations). Tal dilema nos conduz a um quadro de incerteza endêmica sobre como os processos se desenvolverão no futuro. Ele observou isto em várias perspectivas, inclusive em nível macro.

Mr. Wheeler palestrou sobre o futuro da educação a partir da plataforma digital. Como um dos grandes ícones da tecnologia aplicada à educação, Wheeler afirmou que as distâncias físicas têm sido eliminadas e que o presente e o futuro da educação passa pelas tecnologias de informação e comunicação. Mr. Wheeler é uma de nossas principais referências acadêmicas.

Chamou-me a atenção o alto nível de profissionalismo e de organização do evento. Até um city tour em Madrid com guia nos foi proporcionado e já incluso no valor da inscrição. Entre os congressos que já participei aqui no Brasil, nenhum de longe se assemelha a este em termos de organização.

No dia 3 de março às 11h fomos apresentado ao público e ministramos uma palestra sobre a prática pedagógica chamada de "Copa do Mundo Estácio". Porém antes disto passamos um grande susto. No metrô de Madrid, os turistas usam um micro tíquete que deve permanecer conosco durante toda a viagem.

Naquela manhã, indo ao local do evento, ao ingressar no metrô, um inspetor me interpelou sobre o tíquete. Tentei procurá-lo em vão. Ele me leu a penalidade: multa de 30 euros. Talvez pelo fato de no dia-a-dia usar cartão e não dinheiro, só andava com a quantia necessária para cada dia de viagem, deixando a maior parte dos recursos no hotel. Disse, então, ao inspetor, que não possuía dinheiro suficiente para pagar. Ele então retrucou: ou você me entrega o tíquete ou paga multa de 30 euros, senão devo chamar a polícia! Consegui persuadi-lo a voltar ao hotel e pagar a multa em 20 minutos. Ele ameaçou-me dizendo que se eu não voltasse para pagar a multa, a polícia iria fazer uma busca por mim no hotel. Esta foi a minha divertida manhã, poucas horas antes da apresentação.

Finalmente consegui livrar-me do imbróglio, Paguei a multa e me dirigi ao local do evento. Essa experiência acabou sendo uma divertida forma de introduzir a palestra. Acabei quebrando então o estilo formal e gélido dos nórdicos e japoneses que se apresentaram antes de mim. O resultado foi o melhor possível, não apenas pela reação do público na plateia, mas também pela forma como fomos interpelados após o discurso. Um desenvolvedor de video games educacionais espanhol virou-se para mim e disse: " Como não pensei nisto antes!", referindo-se ao fato de que não havia desenvolvido nenhum game utilizando a ideia do popular futebol. Disse que quando apresentasse a ideia a um sócio, ele iria "pirar" e me parabenizou calorosamente. Uma professora de ensino médio da Noruega também disse que iria utilizar este método, adaptando-o à realidade cultural local. Ela disse que na Noruega o futebol não é um esporte popular, então ela irá utilizar o projeto no contexto do hockey sobre o gelo. Enfim, foi um momento feliz!

Não consegui o vídeo da palestra, mas gravei o áudio, compilei algumas fotos e acabei criando um vídeo. O resultado está logo abaixo:




A nossa apresentação pode ser vista em:
http://prezi.com/t6vx2wn6zyvc/?utm_campaign=share&utm_medium=copy&rc=ex0share

Agora de volta à Terra do Sol, atualmente Terra da Chuva! Retornaremos às atividades nesta segunda-feira, dia 09 de março com força total. Obrigado a todos pela força!

Com os melhores desejos,
Helano Rangel

2 comentários:

Danilo Cruz. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Danilo Cruz. disse...

Caro Prof. Helano,

Deve ter sido uma experiência incrível participar deste evento, parabéns!

Abraço,

Danilo.
http://piauijuridico.blogspot.com.br